Página Inicial / Ações / Projetos

Projetos

 

PROJETO: DIAGNÓSTICO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR

Objetivo Estratégico - Reduzir as taxas de evasão e retenção de alunos em 15%.

Este projeto tem por finalidade diagnosticar as causas da evasão e retenção escolar na instituição, através da realização de pesquisa, pretendendo que os dados obtidos subsidiem ações que possibilitem a permanência do estudante com êxito na instituição.

PROJETO: SUPORTES DE APRENDIZAGEM

Objetivo Estratégico - Reduzir as taxas de evasão e retenção de alunos em 15%.

O projeto tem por objetivo desenvolver ações de suporte de aprendizagem com vistas a fornecer maiores condições que culminem na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

PROJETO: INTEGRAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Objetivo Estratégico - Reduzir as taxas de evasão e retenção de alunos em 15%.

Este projeto tem por finalidade desenvolver ações que possibilitem o entrosamento da família com os profissionais dos câmpus do IFAL e o acompanhamento do desenvolvimento da proposta pedagógica, constituindo uma rede de apoio, visando a melhoria do desempenho escolar dos alunos matriculados nos cursos da Educação Básica do IFAL.

Promover discussão, junto aos campus, de estratégias que viabilizem o acesso da família a instituição;( encontro com representantes dos campus)
●Elaborar projeto de pesquisa para identificar as demandas das famílias dos estudantes no que diz respeito ao seu relacionamento com o Instituto.
●Elaborar plano de ação do IFAL visando integração família-escola.
●Fortalecer o desenvolvimento de plantões pedagógicos e encontros família-escola aproximando as equipes de ensino e da assistência estudantil com os familiares dos alunos.

PROJETO: FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DO ENSINO

Objetivo Estratégico - Aumentar em 36,84% os investimentos em ensino, pesquisa e extensão.

Este projeto tem por finalidade promover a expansão do Ensino no IFAL nas suas diversas modalidades, através da elaboração dos projetos de curso dos câmpus da expansão que entrarão em funcionamento no ano de 2014 e da criação de novos cursos nos câmpus e Polos existentes; além da implantação do Centro de Línguas do IFAL, oportunizando o ingresso de um maior número de alunos na instituição e fortalecendo o ensino.

PROJETO: EDUCAÇÃO INCLUSÃO E CIDADANIA

Objetivo Estratégico - Ampliar em 62,96% os investimentos em programas para permanência e êxito dos alunos.

O projeto tem como objetivo ampliar o atendimento da política de assistência estudantil aos alunos promovendo ações socioeducativas e de inclusão que estimulem a participação e contribuam para sua permanência com êxito como estudantes do IFAL. É compreendido no escopo de atuação deste projeto o fortalecimento dos NAPNE’s e criação de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas – NEABI’s no IFAL.

PROJETO: REESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS DE CURSOS

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Este projeto tem por finalidade atuar na adequação dos projetos de cursos do IFAL, atendendo às exigências legais que regem a educação a nível federal e local e à realidade socioeconômica do estado de Alagoas.

PROJETO: AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Este projeto pretende diagnosticar os avanços e as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, buscando redimensionar e ressignificar as práticas pedagógicas dos docentes no IFAL, possibilitando, assim, a elevação do índice de permanência e êxito dos seus educandos.

Avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no IFAL, diagnosticando seus avanços e dificuldades.
●Socializar as práticas pedagógicas exitosas do IFAL.
●Instituir espaços para formação continuada.
●Promover ações para melhoria da qualidade do ensino no IFAL.

PROJETO: NORMATIZAÇÃO DO ENSINO

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Atualizar os normativos do IFAL relacionados ao ensino, continuando projeto já iniciado no ano de 2012.

Estabelecer procedimentos e atividades relacionadas ao trabalho de conclusão dos cursos para educação básica do IFAL;
●Definir critérios para ajuda de custo a alunos em eventos de Entidades Estudantis;
●Atualizar as Normas de Organização Didáticas do IFAL

PROJETO: AVALIAÇÃO DE CURSOS

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

O projeto tem por finalidade avaliar 50% dos cursos básicos e 100% dos cursos superiores do IFAL para indicar quais ações devem ser realizadas pelos gestores da instituição no sentido de minimizar os pontos frágeis dos cursos melhorando o processo ensino-aprendizagem. Para isso serão empregados métodos de avaliação interna e externa.

PROJETO: ATUALIZAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

O projeto visa criar mecanismos que otimizem o processo de atualização do acervo bibliográfico como revisar sua política, elaborar a relação a ser adquirida, otimizar os processos de tombamento e catalogação dos livros.

PROJETO: CONSELHOS ESCOLARES E COLEGIADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Objetivo Estratégico - Implantar 5 ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

O projeto tem por objetivo criar Conselhos Escolares e Colegiados dos Cursos Técnicos como instâncias consultivas, deliberativas, fiscalizadoras, mobilizadoras e executoras para reflexão das questões institucionais nos âmbitos administrativo, financeiro e pedagógico, assegurando a participação dos diversos segmentos da instituição como forma de reorientação de rumos e ações na tomada de decisões.

PROJETO: IFAL EM NÚMEROS

Objetivo Estratégico - Implementar política de comunicação interna e externa.

O projeto tem por objetivo fazer a coleta e a consolidação dos dados institucionais do IFAL resultando na edição do “Anuário IFAL em números: dados estatísticos do ano base 2012”.

Ebrary

Kentron

Transparência