Página Inicial / Cursos / Graduação

Graduação

Cursos de Bacharelado

CAMPUS MACEIÓ

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O Curso Superior de Bacharelado em Sistema de Informação (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar um profissional capaz de utilizar conceitos e técnicas de Computação para contribuir na solução de problemas relacionados aos processos administrativos em organizações públicas e privadas. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração regular de 4 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Bacharel em Sistema de Informação.
Para maiores informações sobre o curso, acesse o site da coordenação de Informática: http://informatica.ifal.edu.br
Projeto do Curso

 

CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
O Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Civil (autorizado pelo art. 35 decreto 5.773/06 - redação dada pelo art. 2 decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Palmeira dos Índios e tem por objetivo preparar o engenheiro para atuar permanentemente na fronteira do conhecimento e buscar saídas para as situações que se lhe apresentem, possibilitando ao profissional a capacidade de: analisar a viabilidade econômica e financeira de empreendimentos na construção civil, gerenciar os projetos de construção civil e desenvolver novas tecnologias estando inseridos em estudos de pesquisa voltados à área. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período diurno, com duração regular de 5 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Bacharel em Engenharia Civil.
Projeto do Curso

Cursos de Licenciatura

CAMPUS MACEIÓ

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar professores para a educação básica na área de Ciências Biológicas de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável indispensável à superação das condições de dificuldades que passa a educação em nosso Estado e no País. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração regular de 4 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Licenciado em Ciências Biológicas.
Projeto do Curso

LETRAS
O Curso Superior de Licenciatura em Letras (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração regular de 4 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Licenciado em Letras.
Projeto do Curso
MATEMÁTICA
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo câmpus Maceió e tem por objetivo formar professores para atuar na Educação Básica, na área de Ciências da Natureza mais precisamente, matemática e suas tecnologias. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração regular de 4 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Licenciado em Matemática.

QUÍMICA
O Curso Superior de Licenciatura em Química (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo habilitar professores à docência na educação básica nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O licenciado em química poderá ainda continuar sua qualificação acadêmica ingressando, preferencialmente, na Pós-Graduação nas áreas de Química e Educação. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração regular de 4 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de Licenciado em Química.
Projeto do Curso

 

Cursos Superiores de Tecnologia

CAMPUS MARECHAL DEODORO

GESTÃO AMBIENTAL
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (reconhecido pela Portaria No.16, de 10 de janeiro de 2011 com nota 4 (máximo 5)) é ofertado pelo Câmpus Marechal Deodoro e tem por objetivo propocionar ao mercado de trabalho local o acesso a profissionais capazes de intervir nas relações homem-natureza atuando em processos como redução de rejeitos, otimização de consumo de recursos naturais, implantação de sistema de gestão ambiental, entre outros. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no turno matutino, com duração de 2 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Gestão ambiental.
Projeto do Curso   
Quadro de Docentes e respectivas disciplinas 2015.1


CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

SISTEMAS ELÉTRICOS
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos (reconhecido pela Portaria 4.082 de 29/11/2005) é ofertado pelo Câmpus Palmeira dos Índios e tem por objetivo formar profissionais especializados na área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Eletrônica industrial e Automação Industrial. Estando apto a planejar, projetar, implantar, construir, dar manutenção e operar sistemas de distribuição de energia elétrica, legislação, normas e padrões do setor energético. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no turno vespertino, com duração de 3 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Sistemas Elétricos.
Projeto do Curso


CAMPUS SATUBA

LATICÍNIOS
O Curso Superior de Tecnologia em Laticínios (autorizado pela Portaria 1.519/2005) é ofertado pelo Câmpus Satuba e tem por objetivo formar profissionais para atuarem na indústria de laticínios com competência profissional para participar de todas as fases e processos de obtenção da matéria, preparo e obtenção da industrialização e escoamento dos produtos derivados de leite. Poderá atuar como: Laboratorista de ensaios químicos e biológicos aplicados à indústria de laticínios, Supervisor de produção na área de laticínios e derivados. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período matutino, com duração de 3 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Laticínios.
Projeto do Curso


CAMPUS MACEIÓ

ALIMENTOS
O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos (reconhecido pela Portaria 432 de 12 de outubro de 2011 com nota 4 (máximo de 5).) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar profissionais aptos a desempenhar a função técnica na produção e análise de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, desenvolvimento de pesquisas, vendas técnicas, fiscalização em órgãos reguladores do setor, ensino e controle de qualidade.O curso tem regime semestral, sendo ofertado no período noturno, com duração de 3,5 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Alimentos.
Projeto do Curso

DESIGN DE INTERIORES
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (reconhecido pela Portaria 4.084 de 29/11/2005) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar profissionais aptos a elaborar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores atuando como desenhista, projetista, assistente à gerência de obras de interiores e promotor de vendas. O curso tem regime semestral, sendo ofertado nos turnos matutino e noturno, com duração regular de 3 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Design de Interiores.
Projeto do Curso

GESTÃO DE TURISMO
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo habilitar o Tecnólogo em Gestão de Turismo a trabalhar no segmento turístico, desempenhando as funções principais dentro da área de atuação profissional, como planejamento, promoção e vendas e gestão. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no turno noturno, com duração regular de 2,5 anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o grau de tecnólogo em Gestão de Turismo.
Projeto do Curso

HOTELARIA
O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria (autorizado pelo Art. 35 Decreto 5.773/06 - Redação dada pelo Art.2 Decreto 6.303/07) é ofertado pelo Câmpus Maceió e tem por objetivo formar profissionais-cidadãos, com elevado grau de responsabilidade social que contemple em seu perfil capacidade para gerenciar as atividades de planejamento e execução das funções inerentes a área de hospitalidade e lazer. O curso tem regime semestral, sendo ofertado no turno noturno, com duração regular de 2,5 anos. Ao concluir o curso, aluno recebe o grau de tecnólogo em Hotelaria.
Projeto do Curso

 

Ebrary

Kentron

Transparência