Políticas

A Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas é regulamentada pela Resolução nº 54/CS, de 23 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Política de Assistência Estudantil – PAE, tendo por finalidade assegurar os direitos sociais dos seus estudantes, possibilitando as condições para promover acesso, permanência e a conclusão com êxito nos cursos ofertados pelo IFAL. A execução desta Política nos Câmpus é realizada por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de Biblioteconomia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Bem como, as representações de tais áreas compõem o Fórum Permanente de Assistência Estudantil – FORPAE, um órgão de caráter consultivo e propositivo, que tem por finalidade atuar na defesa da PAE.

As ações de Assistência Estudantil estão fundamentadas no Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, desenvolvendo-se nas seguintes áreas: moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche; apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

Diretoria de Políticas EstudantisDPE

A Diretoria de Políticas Estudantis – DPE, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino – PROEN, tem como finalidade implementar a Políticas de Assistência Estudantil do IFAL, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e de qualidade de vida.

São atribuições da DPE: propor e acompanhar a implantação de programas de assistência ao educando; planejar, organizar e acompanhar as ações de inclusão em conjunto com os Câmpus, sistematizando as informações e consolidando as ações realizadas; propor projetos, programas e ações institucionais voltadas ao apoio e ao desenvolvimento dos estudantes; representar o IFAL nos foros específicos da área, quando se fizer necessário; supervisionar a realização e manter registros da caracterização socioeconômica e educacional do corpo discente do IFAL; estimular a organização de entidades estudantis; promover cursos, palestras, seminários e debates visando à formação política e social dos estudantes; incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades educacionais e de eventos culturais, esportivos e sociais; zelar pelo bom funcionamento das atividades de assistência aos estudantes em todos os Câmpus; e executar outras funções que, por sua natureza, se incluam no âmbito de sua competência.

Coordenação de Assistência Estudantil – CAE

A Coordenação de Assistência Estudantil – CAE é vinculada à Diretoria de Políticas Estudantis – DPE e tem como finalidade coordenar as ações de Assistência Estudantil do IFAL, auxiliando no planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de planos, programas e projetos, visando oferecer o apoio necessário à permanência do aluno na Instituição.

Coordenação de Ações InclusivasCAI

A Assessoria de Ações Inclusivas encontra-se vinculada à Diretoria de Políticas Estudantis – DPE. Esta assessoria é responsável pelo planejamento, assessoria, coordenação e promoção das políticas de educação inclusiva no âmbito do IFAL. Envolve a acessibilidade física, atitudinal, metodológica, instrumental, programática e comunicacional da Instituição.

 Coordenação de Projetos de Políticas Estudantis

A Coordenação de Projetos de Políticas Estudantis está vinculada à Diretoria de Políticas Estudantis - DPE. Tem como finalidade elaborar, revisar e implementar plano de gestão de projetos da Assistência Estudantil, bem como propor estratégias e implementar ações para o estabelecimento de parcerias internas e externas ao Ifal, a fim de contribuir para a assistência ao estudante e promover o desenvolvimento de projetos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Ebrary

Kentron

Transparência